Governo apreende mais de R$ 1 milhão em vinhos e vinagres irregulares no Paraná
16/04/2025
(Foto: Reprodução) Operação fechou a produção de vinagres em um dos estabelecimentos fiscalizados. Mais de 54 mil litros de bebidas foram coletados. Apreensão de bebidas e vinagre
Divulgação / Ministério da Agricultura
O governo apreendeu mais de R$ 1 milhão em bebidas, incluindo vinhos e vinagres, em Bituruna, no Paraná, em uma operação com foco em produtos irregulares e clandestinos, divulgou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (16).
Conhecida como a capital estadual do vinho, a cidade foi alvo da força-tarefa que resultou na apreensão cautelar de mais de 54 mil litros de bebidas e no fechamento da produção de vinagres em um dos estabelecimentos fiscalizados.
Durante a operação, os agentes identificaram o uso de aditivos proibidos nas bebidas registradas pelo estabelecimento, como corantes, extratos e aromatizantes.
Esses ingredientes são proibidos pelas normas sanitárias e representam riscos à saúde. Eles podem causar desde reações alérgicas e intoxicações até efeitos tóxicos a longo prazo.
Também foram encontradas irregularidades na rotulagem dos produtos, para induzir o consumidor ao erro.
A operação foi coordenada pelo programa Vigifronteiras e pelo Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil do Paraná.
Segundo o ministério, a operação teve como objetivo garantir a qualidade e segurança dos produtos agropecuários, especialmente diante da aproximação da Páscoa, período em que o consumo de bebidas como o vinho costuma aumentar.
Leia também:
Testes de fraude e qualidade: entenda como funciona a fiscalização de azeite no Brasil
'Café fake': saiba diferenciar café e pó sabor café na prateleira, para não errar nas compras
Veja também:
De onde vem o vinho
Entenda as fraudes de azeite mais comuns no Brasil