Idoso é atropelado por trem enquanto atravessava linha férrea de moto no Paraná
26/04/2025
(Foto: Reprodução) Caso aconteceu em Mandaguari. Ele foi socorrido com traumatismo craniano grave e traumatismo torácico e levado pelo helicóptero do Samu para o Hospital Universitário de Maringá. Idoso foi atropelado por trem enquanto tentava atravessar linha férrea.
Samu
Um idoso de 75 anos foi atropelado por um trem enquanto atravessava a linha férrea de motocicleta. O caso aconteceu na manhã deste sábado (26), no centro de Mandaguari, no norte do Paraná.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para prestar atendimento na ocorrência.
De acordo com o Samu, a suspeita é de que o idoso não tenha visto a locomotiva quando tentou atravessar a linha.
Ele foi socorrido em estado grave, com traumatismo craniano e traumatismo torácico. O idoso foi levado para o Hospital Universitário de Maringá, com o auxilio do helicóptero do Samu.
Conforme o Corpo de Bombeiros, o local que o idoso atravessou não é uma via e por isso não é permitida a passagem de veículos.
Em nota ao g1, a empresa Rumo, responsável pela malha ferroviária, lamentou a ocorrência e se posicionou sobre como o acidente aconteceu.
"O acidente foi provocado pelo condutor que atravessou a ferrovia em área proibida para o fluxo de veículos. O maquinista foi surpreendido pela tentativa do motociclista, acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar a colisão devido ao peso e tamanho da composição. A empresa acionou as equipes de emergência médica que prestaram todo o suporte ao acidentado. A circulação no local foi restabelecida após os atendimentos dos órgãos competentes", explicou a nota.
A Rumo também alertou sobre a importância de respeitar as leis vigentes e as diretrizes de segurança para evitar acidentes e garantir a integridade física de todos. Para isso, a empresa destacou algumas dicas de segurança que devem ser seguidas por motoristas e pedestres.
Motoristas
Sempre fazer a travessia em passagens em níveis oficiais, devidamente sinalizadas com as placas de pare, olhe e escute;
Sempre parar o veículo antes de realizar a travessia e certificar-se de que não há trens se aproximando;
Ter atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima.
Pedestres
Realizar a travessia somente em passagem em nível oficial ou passarelas de acesso, redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização;
Sempre manter uma distância segura dos trens, seja eles parados ou em movimento;
Nunca caminhar sobre os trilhos. Essa é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia;
Nunca pegar carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais e que colocam a vida em risco.
LEIA TAMBÉM:
Desespero: Caminhoneiro filmado evitando batida frontal no Paraná diz que agiu por instinto
Decisão: Cachorro será indenizado após ganhar ação judicial contra ex-tutor por maus-tratos
Curitiba: Investigação no Paraná identifica esquema milionário de organização criminosa que lava dinheiro construindo prédios no litoral catarinense
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Norte e Noroeste.